Yamaha PSR-E453

Tipo: arranjador
Fabricante: Yamaha
Modelo: PSR-E453
Ano de fabricação: 2016
Ano de entrada no set: 2018 - Saída: 2019
Avaliação: 8/10 ★★★★★★★★☆☆



Último teclado dessa linha a entrar no meu set, o PSR-E453 foi comprado em 2018 por um único motivo: ter a capacidade de tocar com SoundFonts, conectado a um PC, usando seu recurso Registration Memory para chamar programações. No entanto, ele acabou sendo muito mais importante, tanto no home studio quanto nos palcos - chegou a ser instrumento principal em diversos shows, principalmente quando o sintetizador titular para esse fim, o Yamaha MX61, esteve na assistência técnica autorizada para revisão.
A história da aquisição desse instrumento é mais ou menos a segiunte: o MX61, embora super completo e versátil, não tinha um bom som de vozes humanas do jeito que eu queria. A referência que eu tinha era o timbre do módulo Roland SC-880, e eu não encontrava nada nesse sentido - até que achei algo bem similar num SoundFont chamado FluidSynth. O resultado foi que, desde então, sempre que preciso de sons de coro, recorro ao "Choir Aahs" do FluidSynth, e esse som está presente em muitas das minhas criações musicais.
A questão era que eu também gostaria de tocar esses mesmos timbres em tempo real, não apenas programá-los em sequências MIDI. Fui atrás de controladores, mas nenhum tinha o que eu procurava: um recurso similar ao Registration Memory da linha PSR ou ao User Program dos arranjadores Roland. Quando vi esse PSR-E453 a preço promocional no site de uma grande loja nacional, não deu outra: fiz o pedido na hora.
O PSR-E453 não apenas funcionou perfeitamente para chamar os timbres do FluidSynth via programação de painel, como também serviu de interface de áudio para o laptop, assim como também me deu uma vasta quantidade de sons próprios. A parte do arranjador nunca chegou a ser usada - desde 2005, quando tive o Yamaha DGX-205, parei de usar acompanhamento automático. Esse instrumento, que havia sido comprado para um fim específico, acabou se tornando algo muito maior.
PSR-E453 sendo usado durante gravação de vídeos no home studio

Vários momentos antes e durante shows nos quais usei o PSR-E453, em 2019
bandas: Lucky Scar, Friday Lovers, No Vacancy

Esse instrumento, comparado com o outro similar que tive em 2010, o PSR-E423, tinha sons de maior qualidade e um painel melhor distribuído. A essência da operação era a mesma, porém, de uma forma melhor desenhada. No entanto, acho que, a exemplo do modelo anterior, faltaram portas MIDI IN/OUT e um modo monofônico para melhor aproveitamento dos controles em tempo real, de forma a ter lead synths. Por isso, minha nota é 8.