Yamaha PSR-E203

Tipo: arranjador
Fabricante: Yamaha
Modelo: PSR-E203
Ano de fabricação: 2005
Ano de entrada no set: 2006 - Saída: 2007
Avaliação: n.a.



Em 2006, eu tinha conseguido, através de uma troca, minha primeira unidade do módulo Roland SC-880. Ao pesquisá-lo, descobri que o mesmo aceitava até dois controladores MIDI - aí, claro, me veio a ideia de um segundo controlador para ele (na época eu ainda tinha o Roland EM-50 e vinha o usando como controlador do módulo). Como tudo o que eu queria eram as teclas e uma MIDI OUT, fui atrás do teclado mais simples que eu poderia encontrar - achando esse Yamaha PSR-E203.
Quando contei para o meu pai que queria comprar um teclado desses, ele me perguntou o porquê disso, já que era tão comum, tão simples, tão banal, se comparado com o EM-50, por exemplo. Expliquei que eu não usaria o teclado sozinho, e sim dentro de um contexto maior - no caso, o controle do módulo, que era parte de um grande set. E que, para tal, não era necessário tanta coisa no painel - na verdade eu nem precisaria de um painel, se não tivesse. Aí então ele foi em alguma loja e trouxe o PSR-E203, meio desconfiado. Então, conectei-o ao SC-880 via MIDI e mostrei o resultado - aí ele entendeu que, para o que eu queria, o PSR-E203 era perfeito. Contei que nem sempre a compra de um instrumento tem a ver com ser grande e com o máximo possível de tecnologia; que, muitas vezes, teclados tão simples como um PSR-E203 poderiam ser fundamentais.
De fato, durante o curto tempo em que fiquei com esse teclado, o usei principalmente como controlador MIDI. Mas ele também me foi útil por conta própria, durante um ensaio da banda Phonica, no início de 2007.
As duas únicas fotos do ensaio da banda Phonia em 2007 onde é possível ver bem o PSR-E203, na segunda foto também consta o Palmer Cosmos XR41

O teclado foi vendido pouco tempo depois, após esgotarem suas possibilidades como controlador MIDI, e também porque eu precisava de dinheiro naquele tempo para outros objetivos. Ainda no início de 2007, entrei em cargo público e, com isso, meu tempo para a atividade musical diminuiu drasticamente - algo que eu jamais deveria ter feito, na real. Saí do tal cargo em janeiro de 2008 e, enfim, voltei a ser músico em tempo integral. Nisso boa parte do meu equipamento até então foi embora, sobrando pouca coisa; por outro lado, consegui uma atualização significativa na segunda metade de 2007, ao comprar um Kurzweil SP76, que teve múltiplas funções, tanto sozinho no palco quanto como controlador MIDI no home studio.
Não vou atribuir uma nota ao PSR-E203 porque o mesmo foi usado majoritariamente como controlador MIDI. Mesmo porque atualmente não tenho nenhuma lembrança dos seus sons, então, não caberia uma avaliação de qualquer maneira.