Tokai TX-Lower

Tipo: controlador
Fabricante: Tokai
Modelo: TX-Lower
Ano de fabricação: 2009
Ano de entrada no set: 2014 - Saída: 2017
Avaliação: n.a.



Eu estava com meu pai, numa grande loja de música em Porto Alegre-RS, quando fomos comprar o Tokai TX-5 Classic, a meu pedido, para suceder o instrumento similar que eu havia vendido no ano anterior, o TX-5 dsPLUS. Lá estavam o TX-5 Classic e esse TX-Lower, um montado sobre o outro; quando fechamos a compra, era apenas do TX-5 Classic, sem o Lower. Meu intuito era usar o órgão numa possível volta aos palcos - o que só aconteceu três anos depois, já no final de 2017, quando eu já tinha vendido o TX-5 Classic.
No dia seguinte a essa compra, meu pai saiu de carro, sem dizer para onde. Imaginei que tivesse algo a ver com o próprio carro - afinal, ele vivia nas oficinas, em chapeação e pintura, nas borracharias etc., sempre dando retoques no carro. Mas então, ao vê-lo voltando para casa, olhei para dentro do carro e percebi um enorme pacote. Ele me disse para eu ajudar a tirar o mesmo dali - quando vi, lá estava: o TX-Lower!
Fiquei muito surpreso com aquilo, como não poderia deixar de ser. Eu não tinha intenção de comprar o TX-Lower, pois queria mais portabilidade. Mas meu pai me disse que achava os dois juntos mais bonitos - então tá, né... No fim, também achei os dois juntos mais bonitos, e assim eles ficaram, desde quando chegaram, até serem vendidos anos mais tarde (aliás, eu ainda queria ter essa combinação por aqui...). Vou dizer que só não foi comprada a pedaleira opcional porque eu não quis, porque achei que não usaria, mas, se dependesse do meu pai, ele também teria a comprado. Ele sempre foi muito fã de órgãos eletrônicos e sempre quis que eu tivesse um. Coisas de pai...
O TX-Lower foi entendido para uso com o TX-5 Classic, mas, sendo um controlador MIDI, podia ser usado com qualquer equipamento compatível.

Foto do Tokai TX-5 Classic com o TX-Lower

Como o TX-Lower era apenas um complemento para o TX-5 Classic, não cabe dar nota. Tudo o que ele fazia era controlar um dos sets de drawbars do TX-5, nada mais. Então, sem nota.