Tokai TX-5 dsPLUS

Tipo: clonewheel
Fabricante: Tokai
Modelo: TX-5 dsPLUS
Ano de fabricação: 2006
Ano de entrada no set: 2009 - Saída: 2013
Avaliação: 8/10 ★★★★★★★★☆☆



Esse instrumento fez uma história e tanto no meu set... Comprei-o em 2009, pouco antes de fazer meu primeiro show com a banda BettyFull, e, desde então, até o dia em que o vendi em 2013, foram muitos, muitos, muitos, muitos trabalhos com ele. Aliás, fiquei tão arrependido de tê-lo vendido que, no ano seguinte, já comprei outro idêntico para lhe suceder, com umas características a mais: o TX-5 Classic. Hoje ainda faço as vezes de Hammond com o Casio XW-P1, mas o que eu queria mesmo era outro TX-5... Ou, caso surja um modelo sucessor, quem sabe...
Ao entrar para a banda BettyFull em 2009, e olhando o repertório que me foi passado, percebi que eu precisaria muito de sons de Hammond B3, e que meus instrumentos de então, ainda que tivessem presets de órgão, não tinham o simulador em si. Não tinham drawbars, nem percussão, nem key click, nem chorus, nem distorção, nem vibrato etc.. Era selecionar o preset e tocar.
Aí então encontrei esse TX-5 dsPLUS numa loja - agora não lembro se era loja física ou um site. Antes de fechar a compra, fui ler reviews em fóruns (não que eu confie muito nisso, mas eu quis ler só para ver as impressões dos que já haviam comprado o instrumento antes) e descobri que, em sua maioria, eram positivos. Bingo! Era isso que eu precisava, e então a compra foi fechada.
O painel do TX-5 era tão intuitivo que aprendi a usar o instrumento em pouco menos de 15 minutos. Quando vi, eu já estava criando meus próprios timbres à la Hammond B3, com direito a rotary speaker e tudo o mais. Ele já foi usado assim que fiz meu primeiro show com a banda BettyFull, em outubro de 2009, e seguiu sendo usado durante anos, até meu último show com a banda Mr. Breeze, em meados de 2013. E o som era magnífico...
Foram tantos trabalhos com o TX-5 dsPLUS que é difícil haver uma foto de show de qualquer uma dessas bandas onde o instrumento não apareça. Há algumas delas abaixo:
Os únicos "poréns" que achei nesse instrumento foram o baixo nível de saída de som (por isso eu sempre usava a saída Phones, nunca a Line Out) e as teclas tipo sintetizador (em clonewheel, o melhor ao meu ver é ter teclas waterfall). Só por isso, minha nota é 8. Mas tudo foi corrigido no TX-5 Classic.