Samson Graphite 49

Tipo: controlador
Fabricante: Samson
Modelo: Graphite 49
Ano de fabricação: 2014
Ano de entrada no set: 2019 - Saída: 2022
Avaliação:
8/10 ★★★★★★★★☆☆



Um controlador MIDI super completo - posso chamá-lo de "o controlador definitivo", pois fornece TODOS os recursos possíveis e imagináveis para essa função, pode controlar tanto via MIDI OUT quanto USB, e ainda pode ser alimentado por fonte externa para uso ao vivo com módulos e/ou outros instrumentos. Já tive vários controladores MIDI, e esse vem sendo, de longe, o melhor de todos.
Comprei esse controlador em outubro de 2019 com o objetivo de usá-lo com o sintetizador IK Multimedia UNO Synth que ganhei de aniversário pouco mais de um mês antes. Atualmente ele controla diversos outros itens, um por canal: o Behringer Model D (canal 1, via MIDI OUT), o E-MU Orbit 9090 V2 (canal 2, via MIDI OUT) e sintetizadores virtuais no PC (canais 3 em diante, via USB - depende de quantos uso ao mesmo tempo).
Os motivos da nota 8 são os seguintes: primeiro, toda vez que ligo o controlador para trabalhar com SoundFonts, preciso desativar o Channel Aftertouch (isso pode ser útil com sintetizadores subtrativos, mas não é muito útil com SoundFonts, já que os sons saem com um vibrato indesejado); segundo: senti falta de um recurso de programação que me permitisse, por exemplo, escolher timbres de fontes A, B ou C e combiná-los na mesma performance - isso seria uma grande mão na roda ao vivo. Mas é um controlador muito versátil, bem construído e com teclas firmes.

OBS.: Visando diminuir o tamanho do estúdio, e porque eu não usava nem metade dos parâmetros configuráveis desse controlador, decidi me desfazer do mesmo.