Roland A-800PRO

Tipo: controlador
Fabricante: Roland
Modelo: A-800PRO
Ano de fabricação: 2010
Ano de entrada no set: 2014 - Saída: 2016
Avaliação: 9/10 ★★★★★★★★★☆



Um controlador que comprei em 2014 para trabalhar com sintetizadores virtuais no meu segundo laptop (MSi, executando primeiro Windows 7, depois Ubuntu Studio), o Roland A-800PRO foi o mais forte deles até hoje. Teclas firmes, controles idem.
Quando comprei esse controlador, o fiz pensando na volta aos palcos, e, por isso mesmo, escolhi o modelo mais robusto que pude encontrar. Porém, acabou que não voltei aos palcos durante todo o tempo com o qual permaneci com ele - apenas em 2017, com a banda Lucky Scar, quando ele já havia sido vendido.
Esse controlador não era muito simples de configurar, no entanto. Principalmente quando o laptop executava Ubuntu Studio - enquanto que, na maioria dos casos, bastava uma conexão via JACK para fazer o controlador executar os sintetizadores virtuais (desde então sendo principalmente QSynth e amSynth), esse exigia três conexões, e até hoje não sei por quê. Se eu fizesse apenas a conexão normal, ele não era reconhecido; tinha que conectar todas as três portas. Era um saco. Mas, fora isso, foi um dos melhores que já tive - meu atual, o Samson Graphite 49, foi comprado pensando no que fiz com o Roland A-800PRO. Uma curiosidade: o tamanho desse controlador era propício para ser colocado sobre o gabinete do clonewheel Tokai TX-5 Classic, e essa foi a montagem que fiz durante todo o tempo em que o tive:

Roland A-800 Pro colocado sobre o gabinete do Tokai TX-5 Classic - o encaixe era perfeito; na foto também estão o TX-Lower e o ESi KeyControl 49

Só dou nota 9 pela dificuldade de conexão que eu tinha entre ele e o laptop, pois, não fosse por isso, certamente seria um 10.