Palmer Cosmos XR41

Tipo: órgão eletrônico
Fabricante: Palmer
Modelo: Cosmos XR41
Ano de fabricação: 1989
Ano de entrada no set: 2006 - Saída: 2007
Avaliação: n.a.



A carreira de músico pode nos causar muitas surpresas, e tive uma particularmente curiosa no dia 5 de agosto de 2006.
Naquele dia, eu estava na sede da Associação Canoense dos Deficientes Físicos (ACADEF), ensaiando com o Grupo Vocal para uma de suas apresentações. No intervalo, fui visitar outros setores da entidade, os quais eu não tinha visto antes; e, de alguma forma, fui parar no subsolo.
Naquele setor ainda não visitado, descobri dois itens: uma estante para caixa de som e um case com alça, que fui ver de perto. Então, abri o case e descobri lá dentro um órgão portátil Palmer Cosmos XR41.
Àquela hora me perguntei por que alguém teria deixado um instrumento musical abandonado no subsolo da ACADEF, mas também pensei que poderia ter dono. Nisso vi alguém passando e aproveitei para perguntar quem teria deixado aquele órgão eletrônico ali. Não tive resposta. Perguntei a outras pessoas sobre aquele instrumento, até descobrir que ele havia sido deixado para doação. Então, já que ninguém se manifestou, perguntei se eu poderia levá-lo para casa. Resposta afirmativa, e assim fiz.
Já em casa, experimentei ligar o Palmer Cosmos XR 41 para ver se funcionava. Não funcionou de primeira. Eu já imaginava essa possibilidade, por ele estar jogado num canto por tanto tempo, mas também não queria simplesmente descartá-lo. Logo, abri o instrumento e vi muita sujeira interna; limpei tudo da melhor forma possível, fechei o instrumento e tentei ligá-lo de novo. Nada.
Eu já vinha pensando em levá-lo à reciclagem quando me dei por conta do seletor de voltagem. Logo, fui ver se era ali o problema, e era: o seletor estava ajustado em 220V, e a tensão elétrica em casa era de 110V. Como um último teste, ajustei a voltagem em 110V e tornei a ligá-lo. Imaginei que não funcionaria de qualquer maneira, quando...
... FUNCIONOU!!!
Muito já precisei comprar, vender e trocar instrumentos, a fim de atualizar o set, mas nunca me ocorreu nada parecido antes, de achar um instrumento abandonado, levá-lo para casa, fazer uma manutenção básica, ligá-lo e ele funcionar. Tudo de graça.
Usei esse Palmer Cosmos XR 41 algumas vezes, principalmente em casa. Quando peguei-o no subsolo da ACADEF, seu estado de conservação era bem precário, mas após a limpeza, seu aspecto melhorou muito, vide a foto no topo da página.
Acreditem se quiser, também usei esse órgão portátil (bom, nem tanto assim, pois era desgraçadamente pesado...) em ensaio de banda - no caso, da banda Phonica, em janeiro de 2007:
Foto à esquerda: ensaio da banda Phonica em janeiro de 2007 - instrumentos: E-MU XBoard 49, Yamaha DGX-305, Roland SC-880 (não visível), Yamaha PSR-E203 e Palmer Cosmos XR41
Foto à direita: detalhe do Palmer Cosmos XR41 e do Yamaha PSR-E203

Esse instrumento é daquelas relíquias que me arrependo de ter passado adiante - não sei por que decidi vendê-lo em meados de 2007...
Quanto à nota? Nem sei dizer, na real. Ele tinha um som bem característico de órgão eletrônico analógico, com registrações, e não mais do que isso. Nem sei se cabe dar nota. O que eu queria mesmo era achar outro igual...