Medeli mc780

Tipo: arranjador
Fabricante: Medeli
Modelo: mc780
Ano de fabricação: 2015
Ano de entrada no set: 2018 - Saída: 2020
Avaliação: 8/10 ★★★★★★★★☆☆



Um dia, passeando pela Internet em 2018, achei uma marca de instrumentos que até então eu nem conhecia: Medeli. Fui ler a respeito e descobri que se trata de uma empresa em Hong Kong que fabrica instrumentos musicais desde 1982. Foi curioso eu nunca ter ouvido falar, e fiquei ainda mais curioso com seus instrumentos - o que me levou a encomendar esse arranjador mc780.
No começo eu andava muito desconfiado. Afinal, marca desconhecida (no Brasil), pouquíssimo presente nos fóruns de discussão sobre teclas etc. - fiquei com o pé atrás. E nem imaginei o que me esperaria.
Então, naquele ano, fui almoçar fora com meus pais e, quando voltei, o caminhão da transportadora estava na frente de casa, me esperando com o teclado. Foi golpe de sorte - se demorássemos um pouquinho mais para chegar em casa, talvez a mercadoria tivesse retornado. Levei o pacote para o home studio, abri a caixa e tive uma grata surpresa: um belíssimo teclado arranjador, bem grande e pesado (bota pesado nisso - foi um sacrifício carregá-lo para shows...). OK, o visual é uma coisa. Mas e o som?
Aí que tive mais uma grata surpresa: encontrei lindos timbres de piano, EPs, cordas, pads, synth brasses, dentre outros. Fora que o painel era super acessível e, por isso, consegui aprender a usar boa parte do instrumento em menos de meia hora. E no mesmo dia já saí usando o mesmo no vídeo que eu estava gravando naquele momento, que foi postado no dia seguinte, acho:

O que eu pensava ser apenas um impulso de curiosidade com uma marca desconhecida acabou por se tornar um dos principais instrumentos do meu home studio, desde sua chegada, e durante todo o tempo em que o mesmo permaneceu no set. Ele não só me propiciou vários timbres usados nos meus vídeos no YouTube, como também foi controlador de plug-ins no PC e ainda teve papéis fundamentais em shows da banda Instinto Roots.

Selfie antes de show da Instinto Roots no início de 2020
Set do show: Medeli mc780, Yamaha MX61, Korg Monologue

Um dia, ocorreu um problema: durante um show, o mc780 "desafinou", ficando repentinamente pouco mais de 1/2 tom abaixo dos outros instrumentos. Não sei dizer o que houve, se foi algum pico de energia elétrica ou o quê; só sei que, no dia seguinte, haveria outro show, e eu não tinha tempo para tentar corrigir o problema. Como eu também tinha o Casio WK-240 em casa, que também possuía 76 teclas, peguei ele mesmo, botei na sacola e fui tocar. Mas, no entanto, foi apenas um problema temporário; o mc780 voltou a funcionar normalmente dois dias após esse incidente.
O teclado ainda ficou comigo por um bom tempo, sendo vendido somente no final de 2020, e porque eu estava com real necessidade financeira para pagar outras contas. Tirando o pequeno probleminha daquele show, era um instrumento muito interessante - e eu poderia seguir com ele no meu home studio, se quisesse.
A experiência de tentar uma marca pouco falada valeu a pena. Tive ótimas impressões desse instrumento e, sendo assim, darei uma nota 8.