Kurzweil SP76

Tipo: stage piano
Fabricante: Kurzweil
Modelo: SP76
Ano de fabricação: 1999
Ano de entrada no set: 2007 - Saída: 2009
Avaliação: 9/10 ★★★★★★★★★☆



O único stage piano que tive em toda a minha carreira até o momento - e um excelente, por sinal.
Comprei esse instrumento durante um período muito incômodo na minha vida, quando, contra minha vontade, e por pressão social, fui aprovado em concurso público para um cargo municipal.
O ano de 2007 foi um dos piores da minha existência - eu ganhava salário, mas não encontrava nenhum sentido naquilo, pois tinha que me submeter a situações que nada tinham a ver comigo. Eu estava abrindo mão da minha própria essência em troca de garantias e regalias - e isso vinha me deprimindo demais. Tanto que não aguentei nem um ano nesse cargo e logo voltei a ser músico full-time em janeiro de 2008. A única coisa boa dessa época foi eu ter comprado esse Kurzweil SP76 com parte do dinheiro que ganhei no tal cargo.
Lembro que, quando comprei o SP76, ele era o instrumento da moda. Quase todo tecladista profissional tinha um - e aí, ao levar o meu para casa, comprovei o porquê. Timbres de piano muito bons para uso ao vivo. Seleção fácil e rápida de timbres. Múltiplas possibilidades como controlador MIDI. Isso e mais.
O SP76 fez parte de toda a minha trajetória com a banda Necessidade Humana, do início ao fim. Ele foi o instrumento principal do meu set em todos os shows. É difícil haver alguma foto minha com a banda onde não apareça esse instrumento. Não apenas na banda, mas em diversas outras ocasiões, ele foi o item primordial nas minhas performances durante esse tempo.
Kurzweil SP76 sendo usado durante apresentação natalina em dezembro de 2007

Tocando o SP76 em dois shows da Necessidade Humana, ambos em 2008

Kurzweil SP76, Korg iX300 e Roland SC-880 em fevereiro de 2009

Não sei qual foi a razão que me levou a passar adiante o SP76. Aperto financeiro? A simples vontade de atualizar? Hoje não tenho mais como saber. Só sei que lamento muito tê-lo vendido...
Ele não possuía nenhum timbre de Fender Rhodes, nem mesmo parecido. Mas eu compensava isso com o módulo Roland SC-880, ou então com o Alesis NanoSynth, que veio depois dele. Tivesse esse som, a nota seria 10...