Korg X5D

Tipo: sintetizador digital
Fabricante: Korg
Modelo: X5D
Ano de fabricação: 1995
Ano de entrada no set: 2020 - Saída: 2021
Avaliação:
7/10 ★★★★★★★☆☆☆



Há muitos anos atrás, lá em 2006, tive no meu set um Korg i5S. Uns dois anos depois, um Korg iX300. No ano seguinte, um Korg N264 e um Korg N5EX. Qual o elemento em comum entre todos esses instrumentos, fora a marca? Para os que conhecem a respeito, a resposta é: a síntese AI². Todos esses instrumentos possuem timbres bastante similares, pois todos derivam da mesma fonte: a síntese AI², acredito eu que implementada na época dos Korg M1 e 01/W.
Tempos atrás andei com saudade daqueles sons e fui atrás de outro instrumento similar que eu pudesse encontrar, a um preço razoável, que não comprometesse muito meu orçamento. Por acaso achei esse Korg X5D usado numa grande loja nacional de instrumentos, por um preço bastante "simbólico". No início fiquei meio relutante em fazer a encomenda, mas, no final das contas, fechei o pedido e o mesmo chegou ao meu home studio em dezembro de 2020.
Não tive como trabalhar com ele de forma mais apropriada - sendo instrumento usado, não fiz nenhum uso direto do mesmo antes de uma boa revisão na assistência técnica. Mas cheguei a usá-lo brevemente nos meus álbuns "Dreamlike Countenances" e "Lost and Found" - um ou outro preset, nos dois casos. Porém, fiz uns testes e constatei que, sim, os timbres que ouvi nele são praticamente os mesmos do N264 que tive antigamente, com poucas diferenças (se é que há alguma). Todos os sons que eu costumava ter naquele tempo estão aí. Sendo sintetizador dedicado, ele não possuía sequencer interno - o que, para mim, não fez falta, pois uso DAW.
Eu diria que, dentre os instrumentos clássicos da Korg, meus parâmetros são o M1 e o 01/W, e o X5D se aproxima bastante deles em vários aspectos. Porém, acho que as teclas deixam um pouco a desejar e, também, não encontrei uma forma de desativar a sensibilidade quando necessário - o que me impede de tentar fazer solos rápidos com uma sonoridade constante com ele. A navegabilidade dele também não era muito prática, e senti uma certa fragilidade em sua construção. Por isso a nota 7. Mas, de resto, é um ótimo sintetizador digital.

OBS.: O display dele estava começando a apagar e, por isso, o vendi barato para um lojista local que restaura e revende instrumentos.