Korg N5EX

Tipo: sintetizador digital
Fabricante: Korg
Modelo: N5EX
Ano de fabricação: 1997
Ano de entrada no set: 2009 - Saída: 2010
Avaliação:
10/10 ★★★★★★★★★★



Após ter passado um tempo com o Korg i5S e outro com o Korg iX300, comecei a tomar gosto pela marca, em especial pelos instrumentos dessa época. Nisso, troquei um piano digital que eu tinha antes, o Yamaha DGX-620, por um Korg N264; e, muito pouco tempo depois, andando em Porto Alegre-RS, passei numa loja de instrumentos local e peguei esse Korg N5EX, que estava exposto na vitrine. Aliás, esse foi o primeiro que comprei por conta própria - até então eu só ia às lojas de instrumentos com meu pai, e aí, pela primeira vez, fui apenas eu e fiz tudo sozinho. Padrão esse que seria adotado com muito maior frequência nos anos seguintes, com o advento das compras via Internet.
Por um bom tempo, o N5EX e o N264 coexistiram no meu set - se formos levar em consideração que ambos usavam síntese AI², isso era uma enorme redundância. Mas eu não pensava muito nisso em 2009 - eram outros tempos, e o que eu buscava era, principalmente, algo prático, com bons timbres e fácil de transportar, sem levar muito em consideração o motor de síntese. Acabou que o N5EX preencheu todos esses requisitos, e mais.
Esse instrumento foi algumas vezes usado no meu home studio, mas principalmente nos palcos, com a banda BettyFull, nos meus primeiros shows com a mesma.
Vários momentos com a banda BettyFull - o N5EX aparece em todas as fotos, geralmente junto com o N264

Seus timbres eram praticamente os mesmos dos meus Korg anteriores, já que todos usavam a síntese AI². Ele era muito tranquilo para se programar, até mais que o N264, e ainda tinha knobs para controle do som em tempo real - coisa que o N264 não tinha.
Esse é um sintetizador que eu poderia estar usando até hoje, se quisesse. Não ficou no meu set porque eu já tinha o N264 e, em dado momento, tive um aperto financeiro, então, acabei vendendo o instrumento.
Considerando seu preço, seu tamanho, a facilidade de uso e a alta qualidade dos seus timbres, nada melhor que uma nota 10. Ainda hoje, mesmo tantos anos depois de ter sido lançado, considero-o um ótimo instrumento para palcos e estúdios.