Korg i5S

Tipo: arranjador
Fabricante: Korg
Modelo: i5S
Ano de fabricação: 1995
Ano de entrada no set: 2006 - Saída: 2006
Avaliação:
8/10 ★★★★★★★★☆☆



Esse instrumento surgiu no meu set em 2006 por acaso - após o problema ocorrido com meu piano digital Casio Privia PX-300, estava em minha mente vendê-lo; mas então vi esse Korg i5S anunciado, não lembro em qual site na época, e fiquei pensando: por que não fazer uma troca? Foi o que aconteceu.
O i5S durou relativamente pouco no meu set - 2006 foi um ano de intensas mudanças no mesmo. No começo eu usava seus sons internos; depois, descobri suas capacidades como controlador e passei a usá-lo conectado ao meu primeiro Roland SC-880. Como então ele vinha sendo majoritariamente controlador, achei mais lógico, depois, substitui-lo por um controlador de fato - e aí peguei o E-MU XBoard 49 no lugar dele. Sim, foi um rolo atrás do outro, mas a coisa era assim naquele tempo.
O que posso dizer quanto aos seus sons internos? Usavam síntese AI², típica dos instrumentos Korg da época de sua fabricação. Já naquele tempo eu costumava compor música instrumental eletrônica, e o Korg i5S me forneceu muitos timbres-chave. O material gravado naquele ano se perdeu; tudo o que resta é a foto abaixo:

Essa foto na verdade é um frame capturado da webcam do meu PC naquele tempo. Aí eu estava muito provavelmente compondo algo, usando o Korg i5S como controlador do módulo Roland SC-880, e tendo o Yamaha DGX-305 à minha direita. Era a simplicidade total - e eu tirava muito som daí.
Fico pensando em qual nota dar para esse instrumento. Pelas poucas lembranças que tenho, seus timbres eram similares aos do meu atual Korg X5D, embora ligeiramente diferentes. O painel era cheio de coisas, mas o instrumento era surpreendentemente fácil de ser operado. O timbre de piano não era muito bom - mas nem era meu objetivo com ele, pois o DGX-305 me dava esse som quando eu precisava. Então, baseado nisso, posso supor que um 8 seja uma boa nota.