Giannini Poème III

Tipo: órgão eletrônico
Fabricante: Giannini
Modelo: Poème III
Ano de fabricação: 1980
Ano de entrada no set: 2006 - Saída: 2006
Avaliação:
n.a.



Um dos poucos órgãos eletrônicos que tive na vida - e esse durou tão pouco no meu set que nem tenho muitas memórias sobre.
Em 2006, após um período afastado da faculdade de Música, tentei reingressar, com outra ênfase: ao invés de Bacharelado em Composição, eu quis experimentar Bacharelado em Órgão, já que a prova para ingresso era tecnicamente mais simples que a exigida para piano - e não muito tempo antes eu havia me curado de uma doença gravíssima, que acabou por tirar boa parte da agilidade nos dedos que eu tinha previamente. Então, foi uma experiência para ver como eu me readaptaria - e, sendo que eu iria estudar órgão, era necessário um desses em casa, mesmo que não correspondesse exatamente a um órgão de tubos, mas que desse ao menos para praticar o material pedido.
Meu pai achou esse Giannini Poème III em alguma loja local de usados. Tenho poucas lembranças sobre esse instrumento, a não ser que a afinação dele era 1/2 tom abaixo da dos outros instrumentos, que ele tinha os típicos sons de órgão doméstico (tipo os velhos Minami, Gambitt etc.), e que ele possuía entrada auxiliar para outros equipamentos.
Um dia, ainda em 2006, querendo experimentar a entrada auxiliar desse órgão, conectei meu primeiro Roland SC-880 ali. Coisa que cheguei a fazer uns dias antes, ao levar o módulo para o órgão da Igreja São Luiz, em Canoas-RS (um Johannes digital, não lembro do modelo), a fim de enriquecer o som do instrumento durante a missa, com timbres auxiliares de vozes humanas soando junto com o órgão - e isso funcionou maravilhosamente bem, diga-se de passagem. Eu quis repetir a experiência com o Giannini Poème III, mas... sei lá o que houve que o instrumento, de repente, parou de funcionar. Não sei se foi por causa do módulo conectado a ele, ou porque algum componente interno já não estava mais em condições, ou se foi por outro motivo, mas ele simplesmente "morreu".
Acabou que o instrumento foi doado no mesmo ano para outra igreja, assim como estava - não sei se a tal igreja restaurou o mesmo, ou se repassou, não faço ideia. Só sei que esse órgão durou muito pouco no meu set, e que em seguida abri mão do Bacharelado em Órgão e fiquei mais um bom tempo afastado da faculdade, só retomando em 2009 (novamente em Composição).
Já que fiquei tão pouco com o instrumento e mal pude usá-lo, não cabe avaliá-lo.