E-MU XBoard 49

Tipo: controlador
Fabricante: E-MU
Modelo: XBoard 49
Ano de fabricação: 2006
Ano de entrada no set: 2006 - Saída: 2007
Avaliação:
9/10 ★★★★★★★★★☆



Esse foi um controlador que peguei no final de 2006 para trabalhar com meu primeiro exemplar do módulo Roland SC-880 - de fato, essa combinação funcionou muito bem, durante o curto tempo em que o XBoard ficou em minhas mãos. Naquela época o que eu mais queria era ter timbres de lead synth com portamento, que o outro teclado que eu tinha na época, um Yamaha DGX-305 (também parcialmente visível na foto acima), não possuía. Como eu já tinha o módulo, e ele me fornecia esses sons, não precisei ir atrás de um sintetizador propriamente dito - e nem poderia mesmo, pois naquele tempo minha situação financeira não me permitia muita coisa.
O principal trabalho que lembro de ter feito com esse controlador foi numa banda chamada Phonica, que não chegou a durar. Não possuo nenhum registro audiovisual desses ensaios, mas tenho algumas fotos onde o XBoard aparece:

E-MU XBoard 49 conectado ao módulo Roland SC-880, junto com o Yamaha DGX-305

Pelo pouco tempo que permaneci com o controlador E-MU XBoard 49, minha experiência foi pouca, então, não posso dar uma avaliação muito precisa. Mas posso dizer que, para cumprir o propósito de controlar lead synths no módulo, ele foi perfeito. Senti falta de poder programar presets nele - isso me permitiria armazenar várias mensagens de CC0/CC32/PG, a fim de chamar mais timbres no módulo - então, minha nota fica 9. De resto, era muito bom: teclas firmes, controles precisos.