E-MU Orbit 9090 V2

Tipo: módulo sintetizador digital
Fabricante: E-MU
Modelo: Orbit 9090 V2
Ano de fabricação: 1996
Ano de entrada no set: 2018 - Saída: 2022
Avaliação:
6/10 ★★★★★★☆☆☆☆



Pense em um módulo cheio de sons inusitados, por vezes cômicos. Imaigine que esses sons podem ser usados principalmente em música eletrônica, em especial breakbeat, techno, drum 'n' bass etc.. E pense que são muitos, muitos, muitos deles, e que para achar um específico é necessário girar um dial no painel por um longo tempo, sempre cuidando para não passar do ponto. Esse é o Orbit.
Achei esse módulo em 2018 a preço de banana numa conhecidíssima loja nacional de instrumentos musicais, de onde já comprei vários itens. Aproveitei a oportunidade para colocá-lo no meu set, e, num primeiro momento, ao ouvir seus sons, fiquei pensando como ele se encaixaria no meu trabalho. Até que, ao continuar pesquisando seus timbres, encontrei uns timbres de pad bem diferentes dos habituais, e algumas das minhas composições nasceram a partir da simples experimentação desses sons - no meu canal no YouTube há um vídeo, "A Little Song for You", no qual ele está bem proeminente.
Quando fui usar o Orbit pela primeira vez, achei estranho que algumas notas pareciam cortadas. Num primeiro momento achei que era problema do módulo, já que se trata de equipamento antigo e tal; mas então descobri que o causador dos cortes era um recurso chamado "MIDI Overflow", cuja função era redirecionar certas notas para outra unidade do Orbit, a fim de aumentar a polifonia. Bastou desativar esse recurso e pronto, problema resolvido.
Pelo que sei, esse módulo tem loops de bateria armazenados, mas ainda não consegui chegar até lá, e o manual dele é bem complexo (tive sorte de ainda encontrar um PDF do manual via WebArchive - não sei se o mesmo ainda existe). É preciso lê-lo bastante até encontrar os recursos que se deseja.
Minha nota é 6 porque, digamos, é um instrumento com uma navegação bem difícil. Não é muito prático para uso ao vivo - mas acredito que nem seja essa a intenção desse módulo. Em um home studio, isso é o de menos, pois há tempo para pesquisar e editar o som que quiser antes de começar a tocar/gravar. É um equipamento que exige uma boa curva de aprendizado.

OBS.: O módulo não vinha mais sendo usado; portanto, optei por vendê-lo.