Casio XW-P1 Chrome Orange
Tipo: sintetizador digital
Fabricante: Casio
Modelo: XW-P1 Chrome Orange
Ano de fabricação: 2012
Ano de entrada no set: 2018
Avaliação: 8/10 ★★★★★★★★☆☆
Esse é um sintetizador relativamente popular entre muitos tecladistas, tanto pelo seu baixo custo quanto pela qualidade e variedade de sua síntese: tem subtrativa ("Solo Synth"), aditiva ("Hex Layer"), simulador de órgão Hammond ("Drawbar Organ") e PCM. A versão padrão é prateada; meu XW-P1 é essa edição limitada da foto, "Chrome Orange", em tom marrom-alaranjado.
Esse é meu segundo XW-P1; antes dele tive a edição padrão prateada. Comprei esse Chrome Orange em 2018 porque, primeiro, eu vinha sentindo falta do XW-P1 que tive antes; segundo, a diferença de preços entre a edição padrão e essa limitada era tão pouca que não deu outra: escolhi logo a edição limitada.
Esse instrumento chama muito a atenção, justamente por ter essa cor diferente e chamativa (não parece muito chamativa na foto, mas posso dizer com autoridade que ele se destaca muito no meio de todos os outros instrumentos aqui...). Quando o uso nos palcos com banda, muita gente bate o olho nele - mas pudera, com essa cor...
Quando uso o XW-P1 no estúdio, é para vários timbres, tanto pads quando solo synths, texturas e, principalmente, órgão. Seu simulador de Hammond B3 é prático e intuitivo, e ainda faz um som excelente. Acho a rotary speaker dele, como vem de fábrica, um pouco rápida, mas bastou um ajuste interno para deixá-la no ponto que considero ideal. Quando o uso nos palcos com banda, sua função principal é a de clonewheel (simulador de Hammond B3).
Dois momentos onde estou usando o Casio XW-P1 Chrome Orange em um show
da banda Instinto Roots, em 2019 - repare como o instrumento se destaca
bastante na foto
Minha nota é 8 por duas razões básicas: suas teclas e minha dificuldade com o step sequencer. As teclas poderiam ser um pouco mais firmes do que são, e ainda não consegui entender direito como funciona seu sequenciador de passos - há muito material que eu gostaria de ter feito usando esse recurso, mas ele está um pouco fora da minha mão nesse momento, pois, por mais que atualmente, quase três anos após a compra, eu finalmente tenha começado a entender um pouco mais sobre esse recurso, ainda não sinto muita facilidade e fluidez no uso. Mas em se tratando do todo, é um instrumento que merece ter seu lugar de destaque em qualquer set de palco/estúdio.